# # # #
   
 
Home
Brazil Print E-mail
Article Index
gal4
A Conferência do fisico italiano attraiu cientistas, jornalistas e autoridades

Descobertas podem revolucionar a Astrofísica

Ruffni adiantou para jornalistas e apresentou aos colegas do CBPF alguns poucos detalhes de uma pesquisa que "promete revolucionar a Astrofisica" e que, em breve, será esmiuçãda em publicações científicas indexadas. Ruffini foi co-autor do primeiro estudo publicado sobre "buracos negros", em 1971, e está fortemente envolvidò com a pesquisa dos misteriosos pulsos abruptos de raios-gama no cosmos. Seu grupo no Icra está acompanhando em tempo real a aproximação de uma estre la rúrùci a um buraco negro a sua posterior desaparição total. 

Em média, três vezes ao dia, pulsos abruptos de raios-gama são emitidos no cosmos con mais energia do que aquela emida pelo sol em seus 10 bilhões de anos. A escassez de dados observacionais deste fugidio fenomeno cósmico motivou a crição de uma infinidade de modelos teórcos para explicá-lo, que agora sáo radicalmente revisados por Ruffini e suas descobertas.

Os pulsos abruptos de raios-gama já são conhecidos dos cientistas desde 1973, quando foram relatadas as observações feitas pelos satélites militares americanos "Vela" que monitoravam eventuais explosões nucleares soviéticas entre 1969 e 1971. 

Em 28 de fevereiro de 1997, o satélite ítalo-holandês BeppoSAX registrou por 80 segundos um pulso abrupto de raios-gama, após uma empreitada acidentada que planejava lançar o artefato espacial em 1985, mas só conseguiu, a proeza em 1996, devido a toda espécie de dificuldades. 

Especialistas afirmam que estas Emissões de raios-gama não afetam a saúde de seres humanos. Isto porque e extremamente raro que um evento que ocorre fora de nosso sistema solar apresente qualquer efeito computável sobre a Terra. "A princípio, os raios-gama não podem ultrapassar a atmosfera vindos do espaço exterior", garante Herman Mosquera, pesquisador visitante do CBPF e especialista em Astrofísica ,Relativística. Mas a se prosseguir a emissão indiscriminada de gases afetam a camada de ozõnio da atmosfera, o cenário pode mudar. No entanto, outras camadas da atmosfera atuariam como proteção adicional neste caso. 

Remo Ruffini foi o Presidente do Comitê Científico da Agência Espacial Italiana na ocasião. Hoje pode contar como um dos maiores fiascos espaciais potenciais europeus se converteu no meio para o que reputa ser a mais revolucionária descoberta científica da Astrofísica: a origem da evolução dos pulsos abruptos de raios-gama.

 
Organization
ICRANet Seats
Director and Staff
Personal Pages
Official Documents
Scientific Agreements
Annual reports
Meetings
Upcoming Meetings
Marcel Grossmann
Galileo - Xu Guangqi
Italian-Korean
C. Lattes Meeting
Bego Scientific Rencontre
Zeldovich Meetings
Meetings in Armenia
Past meeting series
Single meetings
ICRANet Workshops
Other Meetings
IRAP Ph.D. Schools
Weekly Seminars
Research
Research Groups
IRAP Ph.D.
Objectives
Consortium
Faculty
Courses
Students
Schools
Thesis
Publications
Books
Articles
Proceedings
Outreach
Press releases
Recorded talks
Public Events
Newsletter
Visitors: 193662697